Skip to main content

Restaurante Forte da Ínsua 

Um restaurante envolvido pela natureza 

A grande área envidraçada do restaurante voltada a norte é um quadro natural que permite uma vista incrível da Foz do Minho, da pitoresca vila de Caminha e do imponente Monte de Santa Tegra do lado espanhol. Do lado sul, este edifício vê-se envolvido pelo incrível pinhal da Mata do Camarido.

Neste desafiante projeto de interiores, a natureza, o mar e todo e o espaço envolvente foram a maior fonte de inspiração, e a intenção foi que este ambiente continuasse para o interior do restaurante.

A acácia vermelha, também conhecida como austrália, foi a madeira escolhida, pela sua heterogeneidade de tons e resistência, e foi utilizada em diversos locais, desde mobiliário a apainelados. A este material dominante juntamos uma série de elementos em fibras naturais, elementos em ferro, têxteis alinhados e de cores quentes, e por fim muitas plantas naturais de diferentes espécies espalhadas pelo espaço.

Na entrada principal, existe uma pequena área de lounge. Um sofá descontraído no estilo praia, uma poltrona em fibras naturais e um tronco de madeira natural como mesa de apoio, que ligam a uma zona de passagem com uma imponente estante onde estão expostos alguns objetos decorativos e tradicionais da região do Minho.

Numa outra entrada que dá acesso também à esplanada, uma floreira alta, repleta de plantas naturais, cria um corredor de passagem, e do outro lado transforma-se num confortável sofá para a zona de refeições.

As mesas de diferentes tamanhos e formatos foram desenhadas e produzidas pela DHouse, e distribuídas pelo espaço, de forma a criar vários ambientes distintos, com áreas mais familiares e outras mais intimistas. Às mesas juntamos diferentes cadeiras, algumas mais ligeiras em ferro e fibras naturais, outras mais robustas em madeira e pele. Espalhadas pelas mesas e por outras peças de mobiliário, pequenas peças cerâmicas produzidas à mão e da autoria da dupla da DHouse, trazem cor e originalidade ao espaço. 

A iluminação é garantida pela luz led na sanca, por uma série de focos direcionáveis, e em alguns pontos específicos por candeeiros de tetos em palha colocados sobre as mesas. 

Todos os elementos foram escolhidos com um propósito e mantêm a linha de praia e de natureza que caracterizam este ambiente, tornando o espaço muito confortável e descontraído.