Design Intemporal
O Modernismo e minimalismo em casa
O início do século XX foi marcado por grandes mudanças estéticas que influenciaram várias áreas do design. Foi o início do Modernismo, o nascimento da Bauhaus e de vários outros movimentos como o Cubismo, Expressionismo, Futurismo, entre outros.
Estas novas ideias e pensamentos deixam de utilizar a estética rebuscada e ornamentada do século anterior, para se focar na funcionalidade, simplicidade, ergonomia e comodidade. As construções passaram a aderir a um estilo mais moderno, surgindo o “Mid Century Modern”.
Este termo utilizado para o movimento que começou nos Estados Unidos, por volta dos anos 40 abrange diversas áreas, como a arquitetura, o design de interiores, o urbanismo, entre outros.
É indissociável, referir também a influência do design escandinavo nesta altura. Com a industrialização, o design escandinavo teve uma grande evolução devido a funcionalidade e economia que o caracterizam. Tendo sempre em atenção as características que tornavam o produto artesanal de qualidade.
O modernismo e o minimalismo entraram em casa, através do uso de linhas fluídas e orgânicas, objetos gráficos e geométricos, a mistura de materiais como a madeira, a pele, a pedra, o vidro e o aço, espaços amplos e funcionais, com luz natural e em contacto com o exterior e a natureza.
Nos últimos anos, o interesse por este período voltou a crescer, e os designs vintage dos anos 50 voltam a ser populares e alvo de desejo por vários colecionadores.
Grandes nomes do design emergiram nesta época, e apesar de terem passado décadas, os seus designs permanecem intemporais. Na DHouse, gostamos de nos inspirar e de conhecer os Designers que revolucionaram a estética, e trazer essa visão para os nossos projetos. Procuramos marcas que se mantenham fiéis aos designs originais e que continuam a produzir estas peças icônicas com toda a autenticidade.