Skip to main content
  • Charles e Ray Eames

Charles e Ray Eames

A Design e inovação

Charles e Ray  Eames são um casal incontornável do design do século XX. Desde que se uniram em 1940, como parceiros de vida e de trabalho, foram reconhecidos internacionalmente no design, arquitetura e tecnologia.

Apesar de nunca ter terminado a sua licenciatura, Charles começou por trabalhar como arquiteto e rapidamente o seu talento foi notório. Ray desde sempre demonstrou interesse pelas artes e pela engenharia, optando por estudar pintura.

Em 1941 casaram-se e mudaram-se para Los Angeles, onde começaram juntos o seu percurso profissional no design. Começaram por explorar novas técnicas e formas de moldar madeira prensada, de modo a obter formas complexas e peças únicas para os seus móveis. 

Durante a Segunda Guerra Mundial, uniram esforços com para a marinha dos Estados Unidos onde desenvolveram talas para pernas, macas para auxiliar nos cuidados médicos e peças de aeronaves. 

Pouco tempo depois fundaram o Eames Office, o gabinete de design que lideraram juntos. Tinham como objetivo produzir produtos funcionais e de alta qualidade a partir de materiais disponíveis facilmente.

A casa do casal, projetada pelos próprios em 1949, é um marco da arquitetura moderna. Foi uma das casas construídas como parte do concurso Case Study House, onde se pretendia resolver o problema da crise habitacional da época. As construções deveriam ser rápidas, económicas, mas sem sacrificar um bom design.  O resultado foi uma casa prática, de linhas minimalistas, integrada na paisagem e em harmonia com a natureza, e que pelas palavras dos próprios “maximizava o volume com materiais mínimos”.

Mais de 50 anos depois, os designs de Charles e Ray são inúmeros e tornaram-se icónicos. As suas peças continuam a ser produzidas pela Herman Miller, na América, e pela Vitra, na Europa, que asseguram toda a garantia de autenticidade.

Algumas das suas obras mais conhecidas, como a Lounge Chair & Otomano ou a pequena Loung Chair Wood, resultam das experiências de moldar a madeira de forma tridimensional. A Eames Plastic Side Chair, provavelmente uma das cadeiras mais replicadas de sempre, combina de forma orgânica uma estrutura de madeira e aço nas pernas, com assento em plástico, aconchegante em forma de concha, muito inovador para a época. 

Charles e Ray foram inovadores, nunca se deixaram levar pelo comum e tradicional, e a sua preocupação nunca foi apenas a estética, mas sim todo o processo de produção.